sábado, 31 de janeiro de 2015

Nothing more than feelings

Hoje como todos os dias do ultimo mês, fui para mais um dia com toda a vontade de fazer mais e melhor, mas algo começou diferente em minha mente. Logo cedo olhei pela janela e escutei lá ao fundo o som da mesquita e a oração matinal, e senti como se não fizesse realmente parte daquilo, como não faço mesmo.
Fui logo cedo ao Agrupamento de Escuteiros, Escuteiros mesmo é assim em português de Portugal, vi os jovens chegando, irmãos escoteiros, mas eu era o diferente no meio deles, eu com meu uniforme tradicional e eles como jovens Guinenses, com seu estilo próprio, olhavam para mim e acreditavam que eu seria mais um estrangeiro que estava ali de passagem, mesmo tentando me enturmar falando Kriol, sendo simpático e bem recebido, pela primeira vez me senti, em um grupo escoteiro, um peixe fora d’água.


Fui para Missão as 09h, no meio da atividade escoteira, pois tínhamos que ir a Quiamel, uma cidade a 40 km de Bissau. Estávamos procurando algumas pessoas que meu amigo José não lembrava onde moravam corretamente e só tínhamos as fotos deles.
Paramos na Vila de Tôr, para perguntar, neste momento me senti a pessoa mais diferente do mundo, metade da vila estava a nossa volta e o José Mate (o espanhol), com as fotos estava rodeado de pessoas  que tentavam se comunicar com ele. A minha volta um jovem que falava Kriol e Inglês e tentando nos ajudar. Todas as informações dadas não estavam certas.
Continuamos pela pista e sempre que passávamos por alguma casa com crianças eles gritavam “BRANCO”, coisa normal aqui na Guiné, mas hoje senti mais que nos outros dias.
Por fim depois de algumas horas encontramos as pessoas que procurávamos, fizemos o contanto, como sempre complicado, pois eu tentando traduzir do espanhol do José para o Kriol dos nacionais e vários jovens a nos rodear falando um pouco de português, Kriol e Papel.


Na volta enquanto estava dirigindo, perdido em meus pensamentos me senti como um total estranho aqui, como se estivesse em ambiente hostil, o que aqui para mim nunca foi. A sensação que tive é inexplicável, um mix de melancolia e satisfação de estar vencendo meus limites me colocando em risco só para ajudar os outros.

Que Deus possa me fazer cada vez mais forte e sábio e que isto seja, NADA MAIS QUE SENTIMENTOS .

2 comentários:

  1. que tal jefe Alan Campos para mi es un honor haberlo conocido en el 1° JAMBOREE MUNDIAL WOIS EN MI LINDO ECUADOR soy uno de los claneros que estuvo a su cargo para mi es un gran honor el haber hablado con usted, es unos de los mejores jefes que e conocido, gracias a usted e aprendido que el espíritu SCOUT siempre se hará presente en todo lugar y que ademas siempre habrá alguien que lo practique y lo transmita a los demás, de todo corazón le deseo una buena caza y que viva el espíritu SCOUT :)

    ResponderExcluir
  2. Alvaro,
    Este é o mandamento que nosso fundador nos deixou, de deixar o mundo melhor do que encontramos. SIga sempre acreditando que podes mudar o mundo,
    A honra foi minha ter estado com vc no Jamboree.
    Sempre Alerta

    ResponderExcluir