segunda-feira, 23 de março de 2015

Sistema de trabalho nas nações unidas

Equipe mista do Processo de Certificação 2015
      Muitos tem o sonho de servir nas nações unidas e com toda certeza tem vontade de trabalhar muito por pouco dinheiro. Existem várias carreiras nas Nações unidas para você ter uma idéia acesse www. careers.un.org . Aqui vamos falar um pouco do serviço de UNPOL e da minha experiência aqui na Guiné Bissau.
        O trabalho de United Nations Police (UNPOL) é considerado seconded ou destacado ,  contrato diferenciado de todos os demais na ONU, enquanto alguns tem vários direitos nós não dispomos de tantos. Então leia bem sobre a função que deseja desempenhar para não ser pego de surpresa
       Quando eu cheguei na Guiné era uma noite como outra qualquer, já cheguei com um Stress forte, pois havia perdido minha mala como vocês já leram, primeira semana , no outro dia logo cedo comecei a trabalhar, aqui trabalhamos de segunda a segunda e como compensação temos o CTO (Compensatory Time Out), que é calculado 0.2 dias de folga por cada dia trabalhado. Normalmente acumulamos os CTO para fazermos viagens, visitar a família. Destes dias só podemos tirar 12 de cada vez, podendo somar com os dias de AL (Anual Leave) que são as férias anuais, o qual também só pode somar 12 dias. Algumas vezes pode-se tirar 24 dias de uma só vez. A melhor coisa é começar a programar desde o primeiro dia.
Policiais da Esquadra de Buba
           Você deve estar se perguntando o que se tem tanto para fazer que não se tira folga semanal, eu explico, onde tem uma missão de paz é porque se necessita de ajuda e não é ajuda pontual, as nações unidas não mantém missões só por capricho, quanto mais você quiser e puder, mais irá trabalhar. No nosso caso que é uma missão do DPA (Departament of Political an Affair) onde nosso serviço é mais técnico e de assessoria, nos finais de semana normalmente estamos em serviço interno coordenando as atividades da próxima semana. No meu caso eu estou em campo trabalhando com programas sociais.

     Dentro da Missão também temos as viagens internas  as quais nos cobram mais que o normal, e durante estas viagens você tem a chance de ver a realidade longe das áreas de maior atuação da ajuda humanitária. Durante estas viagens recebemos um pouco a mais na diária para compensar os gastos o que chamamos de DSA.
       Falando em remuneração os UNPOLs recebem o MSA (Mission Subsistence Allowance) Subisidio para subisistencia. O valor varia de missão para a missão, pode ser de US$ 56 por dia à US$ 180. Temos que lembrar que a vida em locais de crise para os internacionais é mais cara. Como normalmente o estado está ausente, o controle inexiste por isso os preço para nós chegam a ser maiores do que em lugares caros no mundo. Lembrei também dos Policias que não recebem salário em seus países e ainda precisam enviar dinheiro para casa, deixando a vida ainda mais dificil.
Combatentes da Guerra da Libertação de 74 Ainda na ativa
       Em se falando de família, nas missões não se pode levar familiares e quando os UNPOLs decidem fazer, como eu, fazem por conta e risco, pois em caso de problemas somos os últimos a serem evacuados e a ONU não se responsabiliza por seus familiares. Sei que muitos não trazem estes por não se ter muita opção, mas se tiver como as crianças estudares, o que não é o caso da Guiné, recomendo que os levem, pois eles poderão amadurecer muito vendo as dificuldades reais do mundo. Desta feita tem que se ter um plano de evacuação próprio para a Família. Aqui na Guiné Bissau os golpes de estados são recorrentes e a segurança nós que provemos.
        Então sem mistério, na missão pode-se trabalhar muito, corremos risco de vida sim, muitos funcionários das Nações Unidas já morreram este ano, pode-se ganhar bem, como pode se fazer dívida como é meu caso.

       Prepare sua mente, seu corpo e espirito, se vier para uma missão venha para ajudar aqueles que precisam e esqueçam que o dinheiro não compensa o sacrifício.

Um comentário: