quinta-feira, 26 de março de 2015

Elias o dono da bola.

Hoje como todos os dias desta viagem acordei cedo com o cantar dos passáros e a luz do sol forte. Aqui o sol demora a nascer mas quando nasce é para aquecer mesmo. Me preparei para mais um dia de incurssão ao interior da Guiné Bissau para continuarmos o processo de certificação.
Prédios de Falacunda
Hoje conheci a região de Falacunda e Tite, local onde o povo Guineense venera, foi aqui que foi dado o primeiro tiro da Guerra da Libertação na década de 70. No caminho já se dava para ver a influência portuguesa com árvores grande plantadas na beira da pista principal para fazer sombra. E muitas tabancas pelo caminho, tabanca é o nome dado às vilas aqui, muitas crianças e um fato curioso, todas com um caderno da UNICEF nas mãos.
Conversando com meu amigo Salvador, Coronel da POP, fiquei sabendo que os jovens chegam a andar 20 km para poder ter acesso ao ensino, que normalmente é em escolas com pouca ou nenhuma estrutura. O que apesar de ser dificil não tira o sorriso dos jovens à beira pista a nos acenar enquanto nosso comboio de viaturas brancas passava.

Rodoviária
A primeira cidade foi Falacunda, onde pude ver, como em outras cidades, muitas construções da época da Colonia e uma coisa que me chamou a atenção foram os postes, todos sem fio, pois não há mais a geração de energia elétrica no local para atender a população, desta forma os postes ficam sem utilidade nenhuma. Nesta cidade vi vários prédios em estado precário, e algumas construções feitas à maneira tradicional Guineense, com blocos de barro comum. Uma sensação de cenário de filme pós apocalipitico.
Seguimos em direção a Tite, que fica do outro lado do Rio Geba que corta o país e o trás muita riqueza. No caminho, à beira da pista avistávamos material para ser vendido como blocos, palha de teto, tapumes de bambu e frutas.
Ao chegar em Tite fiquei sabendo que lá não era simplismente um quartel, foi  onde começou toda a revolução que levou à independencia da Guiné Bissau, sem muita cara de cidade, vi vários prédios, que aparentemente eram do quartel, totalmente abandonados. E uma coisa me chamou atenção, um menino solitário que os olhos brilharam quando chegamos.
Escritório de Certificação
Chegamos ao local onde fica a estação regional, um prédio sem nenhuma manutenção que ao lado tinha uma das guaritas do antigo quartel. Em Tite montamos o ponto de atendimento do Vetting debaixo de algumas mangueiras. E quase de imediato aquele menino não estava mais sozinho, alguns amigos pequenos também chegaram, dentre eles um que mais tarde iria conhecer como Barack Obama, isto mesmo o nome dele é este.
Como em toda cidade peguei minha câmera e fui tirar algumas fotos e ao voltar me dirigi aos meninos que estavam a nos observar, dentre eles o menino solitário que havia visto ao chegar. Sempre quando começamos a conversar aqui usamos o cumprimento. – Kuma? Stá dirituComo sempre um sorriso se abre no rosto dos meninos ao verem um branco pelele, sim é assim que nós muito brancos somos chamados aqui, como um Branco pelele fala Kriol e respondem com aquele sorriso contido. Perguntei os nomes deles e a maioria tinha nome ocidental e soube o nome do pequeno solitário, Elias. Brinquei com eles um pouco e resolvi oferecer uma foto deles para eles, eles aceitaram e ficaram eufóricos, neste momento vi algo interessante.
Restos da Guarita do antigo quartel
O pequeno Elias estava sozinho por não ter irmãos e os outros no momento de acertar as coisas não levavam em conta muito a opnião dele. Coloquei todos juntos e tirei uma foto, mostrei para eles e aguardei nossa equipe montar o material para eu , "Laba foto". Perguntei então quais eram irmãos de quais, e o pequeno Elias ia de um grupo para o outro e os irmãos o empurravam. Daí resolvi imprimir uma foto por família para que eles pudessem guardar e o pequeno Elias ficou com uma foto só para ele.

Começamos o trabalho e esta notícia que tinha alguem tirando foto correu rápido e vários adolescentes vieram para perto para ver se conseguiam também. Como sempre comecei a conversar com os meninos e sempre quando sabem que sou Brasileiro eles vem falar de Neymar e Ronaldinho. Perguntaram da minha vida e falei e na hora que souberam que era o meu brevet de paraquedismo começaram a se imaginar voando, um falou que iria comprar um paraquedas e os outros fizeram chacota, daí com uma sacola e uma pedra e um pedaço de pano fiz um paraquedas de bricadeira, em alguns minutos tinham dezenas de meninos jogando paraquedas de sacola plástica para o ar.
Elias e sua turminha.
Já neste momento o pequeno Elias não soltava minha mão, segurar na mão aqui é sinal de amizade, e eu comecei a chamar ele de amigo. Fui conhecer o hospital onde pude conversar com um padre brasileiro que estava lá, conheci o diretor do Hospital e ao lado sempre estava o pequeno Elias, quando entrei pedi para que ele ficasse e ele obedientemente ficou.
Na hora de ir embora, fiquei com algo na cabeça, como ajudar aquele meu amigo pequeno que tinha acabado de conquistar a amizade, andei em algumas barracas da tabanca e ví uma bola e a comprei por US$  2,5 e quando voltei para terminar de guardar as coisas do escritório improvisado, os meninos não entenderam porque eu estava com aquela bola na mão, daí eu chamei – Amigo bim aqui, iste bola i pa abo. (Amigo vem aqui, esta bola é para você), e comecei uma rápida conversa em Kriol , perguntei se conhecia Deus, ele disse que SIM, completei a pergunta, você conhece Deus por Muhammed ou por Jesus, ele me disse Zesus, então disse, seja um menino bom porque Jesus te ama e ele manda pessoas do outro lado do mundo para dar presentes. Ele pegou a bola e uma amiga da Guarda Nacional, o interpelou, - Diz obrigado. E ele com olho cheio de lágrimas falou obrigado.

Este meu ato com o Elias foi para poder tentar levar um jovem solitário a ter algo que possa o colocar em evidência e como dizemos no Brasil, todos querem ser amigo do dono da bola. E sempre que eu puder fazer algo para ajudar ou tirar o sorriso de uma pessoa eu o farei em nome de Jesus.

2 comentários:

  1. Deus escolhe os capacitados para determinadas missões.
    Desejo toda sorte à todos os envolvidos nesta missão, vocês "MISIONÁRIOS DE DEUS" Força & Honra!
    Parabéns e sucesso nesta missão é o que eu desejo de coração.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...um missionário!
    Que todos q estão com você nessa missão tenham a mesma visão e o mesmo coração.
    A Deus toda honra e toda glória!

    ResponderExcluir