quinta-feira, 12 de março de 2015

Entendendo a diversidade

Todos que se voluntariam para uma missão estão muito ou totalmente empolgados, desde que somos selecionados para uma determinada missão começamos a estudar sobre o povo do local os problemas e tudo que tem haver com a situação que iremos nos deparar. Cada um tem uma experiência de vida e que fazer o seu melhor.
Aulas de Defesa Pessoal
Quando iniciamos os trabalhos acreditamos que temos todo o conhecimento para “salvar o mundo” e muitas vezes esquecemos de alguns detalhes essenciais do trabalho o “cultural respect” ou respeito cultural, de uma forma infantil pensamos que este respeito é só com relação a roupasreligiões e costumes sociais, mas aprendemos que vai bem além disto, aliás isto é só a ponta cultural de um povo. O respeito cultural passa por entender as raízes de habitos comuns de um povo tal como seu tempo e seus objetivos, vivendo este pouco tempo na missão já aprendi isto, nenhum povo vê o mundo da mesma forma, poderia aqui descrever algumas generalidades de alguns povos, mas não vem ao caso. O importante é analisar sob a luz da sociologia histórica e contruir sua forma de trabalho sobre a egede da psicologia social.
Este respeito cultural que sitamos tem que ser orientado para um empoderamento nacional, onde todo seu trabalho tem o objetivo de levar as pessoas , os nacionais  como chamamos, a pensarem seus próprios caminhos e você trabalhar como agente catalizador de conhecimento global e direcionador de ações.
Não pode fazer parte deste trabalho a intolerancia e falta de perseverança, pois as ações em países onde a ONU se faz presente tem que ser feitas com calma e respeito, muitas ações só se pode mensurar seus resultados anos ou década depois e nossa estada aqui é de no máximo 3 anos.

A Esquadra Modelo

Nos últimos dias existiram algumas situações as quais me levaram a procurar entender mais cada uma destas ações como Police Adviser. Vou aqui contar para vocês.
Fui designado como ponto focal de uma unidade de polícia modelo, a função do ponto focal é se dedicar diretamente a missão de desenvolver atividades de melhoria, sendo a ligação dos
Primeira Esquadra Construida pela ONU

Nacionais com o Sistema das Nações Unidas. Ainda fico espantado com situação de ser o representante de centenas de países que compõe as Nações Unidas..

A Esquadra Modelo ou MPS como chamamos internamente, foi projeto criado por policiais como eu e teve sua execução iniciada por brasilieiros, a construção foi acompanhada pelo atual comandante geral da PMDF Cel Cezar e após a construção se seguiram vários policiais os quais cumpriram seu papel de monitorar, supervisionar e assessorar fazendo com  que chegassemos até o dia de hoje. Cada um com sua forma de trabalho e visão de mundo. Mas como todo sonhandor cheguei com gás e resolvi aprimorar o projeto, saindo um pouco do convencional e aplicando todo o conhecimento que adquiri como PM no DF.

Respeitando a forma dos Guineenses pensarem venho propondo e articulando ações, para melhorar o ambiente, ganhar a confiança da população e trazer ações eficazes na transformação da comunidade. Trabalhando na orientação de trabalhos desde os mais simples até os mais complexos e com o conhecimento do Policiais envolvidos já se pode ver alguns resultados e com toda certeza em pouco tempos teremos mais e melhores para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário